A.C.E
Debutados em 23 de maio de 2017 com a música Cactus, que a propósito é uma ótima música. Primeiramente, eu adoro as performances, eles são muito sincronizados, aliás, na minha humilde opinião, existem grupos rookies muito melhores no quesito dança do que uma série de grupos seniors, mas esse não é o ponto.
O A.C.E foi ajudado por aquela "polêmica" sobre os meninos usarem shorts um tanto curtos nas performances de Cactus, o que, de verdade, só ajudou os meninos, fez o nome deles crescer logo no debut o que vai ser importante pra eles nos futuros comebacks.
Enfim, eu sinto que A.C.E vai durar muito
Dream Catcher
Debutadas em 13 de janeiro de 2017
Dream Catcher já sai na frente em um critério: Elas são as únicas dentro do conceito delas, não existe outro grupo no K Pop que use os artifícios de Dream Catcher.
O segundo ponto é que além de ser um conceito único dentro do gênero, é muito bem trabalhado pela empresa, as hitórias, as teorias, a contuinuidade nos MV's isso é uma tática de marketing que funciona e grupos grnades como EXO e BTS comprovam isso.
Como último detalhe eu gostaria de ressaltar a excelente vocal line do grupo
Pristin
Debutadas em 21 de março de 2017
Não é o meu rookie preferido, isso é um fato, mas elas estão indo muito bem sim e não dá pra tentar fugir disso. A Pledis tem acertado no lançamento dos seus rookies desde Seventeen e isso parece estar dando bastante lucro pra empresa ( que continua alegando que não tem verba pra um comeback do After School/Orange Caramel, mas seguimos).
O ponto é que Pristin tem todos os ingredientes que atraem o novo público do K Pop tanto com relação às integrantes quanto com as músicas em si, isso somado à boa promoção que a Pledis tem condição de dar resultam em sucesso.
O Rookie feminino do ano é delas e fim da história.
Wanna One
Debutados em 7 de agosto de 2017
500 mil cópias vendias no primeiro album em questão de um mês, 15 wins com o single de debut, eu preciso dizer mais alguma coisa?
O Produce 101 parece ter achado a receita certa para produzir grupos, deu certo com I.O.I e deu certo pra caralho com Wanna One, isso porque eles já tem um público absurdo para um rookie tanto dentro da Coreia quanto no exterior.
Apenas o showcase de debut dos meninos já reuniu mais pessoas do que grupos de anos conseguiram juntar em eventos e isso só prova que em um ano o Wanna One vai lucrar mais que a renda de muitas empresas juntas
Mas por que de tanto sucesso? Bom, primeiramente, eles são bons sim, não adianta negar, bom vocal, boa dance line, segundo, é um grupo completamente visual com personalidade 4D que deixa as coreaninhas doidas, terceiro, eles tiveram uma pré divulgação enorme com a second season do P101 que atraiu quase o dobro da audiência da primeira temporada, ou seja, antes mesmo do debut, era impossível que alguém não conhecesse o Wanna One.