quinta-feira, 30 de junho de 2016

Como eu trato meu idol favorito?

Esse é um questionamento que eu faço muito desde que fui fã de algo pela primeira vez, lá em 2010, muito antes de eu saber da existência do K Pop, e ele me levou a pensar sobre muitas atitudes que eu e o fandom em geral tomávamos.
Hoje, eu percebo o quanto esse tipo de autoavaliação faz falta para algumas pessoas e você não precisa ir muito longe pra descobrir o porquê. Eu tenho certeza que você consegue listar pelo menos três pessoas que já fizeram algum tipo de comentário preconceituoso ou rude sobre o seu idol e isso não seria estranho se o autor deles não fizesse parte do mesmo fandom que você.
Ser fã de alguma coisa, admirar o trabalho de alguém é algo fantástico, traz sensações maravilhosas e pode, inclusive, te ajudar a sair de situações ruins ou momentos desconfortáveis na sua vida. Muitas vezes, aquelas músicas, aqueles sorrisos servem como uma válvula de escape, um pedacinho de paz em meio ao caos. O amor que se gera a partir disso é enorme, é uma relação de confiança, de orgulho e isso é perfeitamente saudável e bom.
Mas à partir do momento em que possessividade e egoismo são envolvidos a coisa muda de figura e você passa a ser, não somente ridículo, como injusto com alguém que nunca te desejou ou fez algum mal.
Algumas situações típicas onde isso provavelmente vá se encaixar:
Namoro.
Vocês tem a noção do quão absurdo é ter uma cláusula em um contrato especificando que uma pessoa só pode namorar depois de x anos após o seu início?
Vamos praticar um pouco da empatia e pensar "E se fosse eu?"
Você acha justo que você tenha que abrir mão de um possível relacionamento com alguém que você ama pra poder realizar um sonho, isso tudo porque a empresa tem que lidar com a infantilidade de um fandom que não sabe reconhecer a linha que separa o aceitável e o não aceitável?
Se fosse você no lugar dele, como se sentiria se tivesse que desistir de alguém só pra continuar realizando o trabalho pelo qual você lutou por anos?
Essa é a realidade que todos eles têm de enfrentar, sem exceção, dos maiores aos menores grupos.
E pode parecer algo pequeno, mas, pessoalmente falando, eu não saberia lidar, eu sei que eu sofreria e eu sei o quão confusa eu ficaria buscando por uma razão plausível pela qual eu tenha que fazer essa escolha tosca, isso porque não existe uma explicação.
O que diz respeito ao fandom é o que o idol lança enquanto artista, tudo aquilo que se relacionar ao seu trabalho e quando a situação não se enquadra nessas características, NINGUÉM tem o direito de opinar sobre.
Temos um exemplo conhecido, Baekhyun e Taeyeon, que mesmo depois do fim do relacionamento ainda sofrem com ataques de ambos os fandoms um contra o outro. Baekhyun já foi chamado de traidor ao vivo pelas "EXO-L's" em um programa e foi obrigado a continuar sorrindo pra uma câmera como se estivesse sendo o melhor dia de sua vida.
A situação com a Taeyeon consegue ir além, ela tem de matar um leão por dia para manter uma relação com os sones pela internet e fugir de todos os comentários ridículos que recebe. Ela pediu tantas vezes para que deixassem ela em paz até o ponto em que teve que apagar todas as fotos no instagram, apenas por não aguentar mais as atrocidades que recebia todos os dias.
Até mesmo os casais que são meramente especulados, sem confirmação nenhuma, sofrem com a falta de simancol de alguns e no meio desses eu posso citar: BTS, Red Velvet, Girls' Generation, EXO, BIGBANG, Secret, B.A.P, entre muitos outros.
Sem sair do namoro, nós podemos citar também dois extremos:
Homofobia e a Obsessão aparente por Yaoi/Yuri
Ser homossexual/bissexual/panssexual ou seja lá qual for a orientação sexual é perfeitamente correto e normal, e eu sei que existem sim muitos idols que são mas que não podem sequer pensar em assumir isso a público um dia. Por que?
Pode-se dizer que em termos de discriminação e preconceito a Coréia é uma das campeãs no ranking. Um relacionamento homoafetivo dentro do kpop seria uma bomba e poderia ocasionar, entre outras coisas, uma sessão de humilhação constante para os envolvidos e, até mesmo, o término do(s) grupo(s).
Temos aí o casal que o Dispatch disse ter encontrado na indústria de pop coreano, chegaram até a dar uma data para a divulgação, mas no final as coisas acabaram esfriando.
Existe alguma dúvida de que a empresa dos envolvidos teve que comprar a mídia?
E somente com essa pequena notificação, já surgiram comentários do fim do mundo especulando sobre quem seria e sobre "o quão nojento era aquilo"
Quantos anos vocês tem, galera? Sério.
Em contraponto, temos as pessoas que acham que todo mundo ali, logicamente, tem um relacionamento com alguém do mesmo grupo.
Ok, shippar é legal, escrever fanfic é legal, toda aquela nostalgia de ver o couple interagindo é legal... Mas sair comentando no instagram do cara que odeia ele porque ele está namorando uma garota e não o colega de grupo é um pouco... Doentio?
Tiffany(SNSD), sofreu muito com isso durante o seu namoro, simplesmente porque todo dia tinha um nas suas redes sociais comentando o "Taeny is real" diário.
É nesses momentos em que eu penso que as pessoas não sabem lidar com a liberdade que tem.
Saindo um pouco do campo namoro, vamos para o tópico seguinte.
Características físicas.
Sabe aquelas piadinhas que viralizam no twitter? Aquelas brincadeiras que todo mundo usa tanto que acabam chegando no ouvido dos próprios idols?
Elas magoam bastante também.
Nesse caso eu prefiro citar diretamente os exemplos para que se tenha uma noção da dimensão em que isso está, começando pelos idols que sofreram um preconceito tamanho pelo seu peso
Xiumin (EXO)
Yubin(Wonder Girls) 

Park Bom (2NE1)

Ji Eun (Secret)

Suzy (Miss A)

Sulli (Ex- f(x) )



Yuri (Girls' Generation)

Hyosung (Secret)

Ailee

E a lista segue à partir disso. Muitos casos chegam ao cúmulo, terminando em uma anorexia perceptível, como com a JinE no Oh my Girl e até mesmo a Yoona do Girls' Generation (No caso dela eu não sei se ouve diagnóstico mas a perda de peso dela foi extrema também, e muita gente falou sobre a possibilidade de ela estar doente)
Existem sim as empresas que pressionam os trainees desde cedo sobre o peso, T.O.P (BIGBANG) foi um bom exemplo disso, mas, na maioria das vezes, o culpado é o próprio fandom, que enche a cabeça deles com os piores adjetivos até que eles sucumbam a esse padrãozinho ridículo de magreza excessiva.
Sinceramente, vocês vão ter que ver alguém morrendo pra pararem? Por que nada parece mudar essa cabeça oca que vocês tem.
Ainda sobre a questão fisica existe mais uma coisinha que parece ser um absurdo para a maioria:
  Cor de Pele.
Vocês podem perceber a obsessão que coreanos tem pela cor branca somente com aquele maldito whitewash que eles jogam em absolutamente tudo


E se isso se limitasse somente as fotos ainda não seria tão triste. Muitos idols( MUITO MESMO), são insultados e humilhados pelo motivo da cor de pele. Como EXO-L eu posso citar o Kai, eu tenho noção das coisas que ele deve ter escutado e que ainda escuta, e eu o admiro pelo fato de que mesmo tendo de lidar com esse racismo constante ele ainda se orgulha da cor que tem e não vê problema algum em ser como é

O que eu espero é que todos os outros que passam por isso tenham a mesma força.

Agora eu imploro pra que vocês reflitam sobre: Será mesmo que o que eu digo é só uma brincadeira?
Será que chamar o integrante x do grupo y de flopado e inútil não vai fazer com que ele se sinta exatamente assim, mesmo que ele tenha treinado e se esforçado da mesma maneira que os outros e mereça amor e sucesso tanto quanto eles também?
Será que ao invés de criticar aquele idol pela cor de pele mais escura eu não posso simplesmente apreciar o modo como ele é lindo exatamente do jeito como ele é, e o quão talentoso ele consegue ser em cada detalhe?
Será que ao invés de ficar monitorando o peso deles a cada foto nova que sai, eu não posso ficar feliz em saber que estão saudáveis e felizes?
Será que eu posso simplesmente me preocupar com as músicas e performances incríveis que meu grupo ultimate lança ao invés de desperdiçar meu tempo tentando descobrir coisas sobre a sua vida pessoal?
Será que ao invés de xingar de todos os nomes o companheiro(a) do meu bias eu não posso ficar feliz por ele finalmente ter achado alguém que vá fazê-lo feliz e cuidar dele?
O que quero dizer é que o fato de ele usar roupas caras, ter um celular recente, aparecer na televisão e ter seu nome na lista de um grupo famoso não significa que ele deixou de ser um humano exatamente igual a você, com dois olhos, um nariz, uma boca, um cérebro e um coração.
Eles sentem, mesmo que eles estejam sempre com aquele sorriso radiante, eles podem estar sentindo tudo desabar por dentro, eles podem estar sentindo falta da família, podem estar sentindo-se pressionados ou insuficientes.
 Não se esqueçam que, quando eles estão longe da família, tudo o que eles tem são a nós, e é na gente que eles querem achar conforto e ajuda.
Porque nós ajudamos sim a construir um sonho, a torná-lo realidade mas quando você ama alguém você quer esse alguém feliz sempre que possível. Eu odiaria saber que a pessoa que eu mais quero bem nesse mundo está infeliz por algo que eu disse ou fiz.
Eles erram sim, erram muito, assim como eu e você e eles também pedem desculpas e não repetem o erro em grande parte das vezes. Eles também precisam de uma palavra amiga de vez em quando, eles também têm dias ruins, também ficam doentes, também ficam frágeis e facilmente violáveis de vez em quando.
Então não julgue, não aponte o dedo, não bata o pé como uma criança mimada. Eles amam você, amam muito, jamais duvide disso, mas reciprocidade é necessária e amar um grupo não se resume em comprar tudo o que ele lança.
Reflitam e melhorem.

OBS: As imagens não são minhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário