quinta-feira, 9 de junho de 2016

EXO - EX'ACT Vamos falar sobre a melhor coisa que eu ouvi no ano

Antes de começar eu gostaria de pedir para aqueles que não gostam de EXO, ou para aqueles que acham que o fato de a Luna não estar promovendo o álbum direito é culpa do grupo(quando claramente é a dona SM que não sabe organizar o calendário de lançamentos) para nem lerem, porque de verdade, não sou obrigada.

Agora, começando oficialmente, eu vou explicar detalhadamente as coisas que me encantaram nesse álbum.
Inicialmente eu vou falar sobre os MV'S, foram Lucky One e Monster os lançados, o conceito é basicamente o resultado de uma linha cronológica desde MAMA até aqui, mas as teorias ficam para outro post.
Comecemos então por Lucky One:

Falando sobre a música, eu achei toda essa vibe pop eletrônico muito legal, exatamente por ter combinado com o contraste que existe entre ela e Monster.
Acho que por unanimidade posso dizer que o pré-refrão é a melhor parte da música toda, foi muito bem colocado e eu achei fantástico terem aproveitado um pouco mais dos vocais do Minseok e do Jongin que merecem atenção.
A música em si é muito gostosa de ouvir, é do tipo contagiante, dançante, eu quase não tenho o que falar sobre as produções da SM, porque no que diz respeito ao meu gosto, eles raramente falham com exo.
A reclamação não só sobre Lucky one é a falta de linhas para o Yixing. Na verdade, eu até entendo, já que dá pra contar nos dedos quantos dias ele passou na Coréia desde o ano passado então, é previsível que ele sequer tenha tido tempo de gravar direito. Mas uma vez a SM deveria levar uma paulada na cabeça por menosprezar a imagem musical do Yixing, que foi colocada na geladeira desde Sing for You.
Algo na produção que me chamou a atenção foi o fato de que o Sehun parece estar recebendo cada vez mais atenção da empresa, que FINALMENTE está dando uma chance para o garoto mostrar o que aprendeu nos últimos quatro anos.
Sendo muito sincera, mesmo sabendo que a intenção fosse o contraste Lucky One x Monster, eu ainda assim esperava algo um tantinho mais dark pro MV, já que o teaser demonstrou bastante que esse comeback se interligava com todos os videos desde o debut. Ainda falando sobre o MV, eu devo destacar que achei aquela parte que mostra os planetas e tudo mais meio ???, simplesmente não se encaixa naquele contexto.
E devo citar que aquele final  foi um tanto surpreendente, porque mesmo com um pouco mais de "cor" que monster, Lucky one ainda tinha um ar sério, tudo parecia demonstrar que eles tinham sido sequestrados e estavam sendo colocados como cobaias e tudo mais e eu achei que ia terminar com alguma coisa que pudesse ser continuada em monster.
Muito me enganei.
Aquela coisa toda de dançar na frente da enfermeira, beber água e tudo mais foi bem inesperada, mas mesmo assim eu gostei, só pelo fato de eles terem usado os poderes porque são impagáveis esses momentos.
 Agora sobre Monster:

Se fosse para falar sobre favoritos eu diria que lucky one foi a música preferida, enquanto o encaixe de música + mv de monster me agradou mais. Eu realmente tenho preferência por conceitos visuais um pouco mais fortes e intensos que tirem aquela imagem de príncipe dos idols, e mesmo que o visual fosse mais leve, a letra executaria essa função muito bem.
Monster sempre foi, claramente, o foco do comeback e onde os fãs e a própria SM colocavam maiores expectativas, por isso eu acredito que os vocais tenham sido mais bem explorados ali, com as highnotes e um divisão até que bem justa comparado ao que costumava ser lançado.
Mas o rap foi, sem dúvidas, a estrela porque Chanyeol e Sehun executaram muito bem o seu trabalho. Eles não só se encaixaram como colocaram muita atitude no que estavam cantando, e isso é essencial, hesitação e timidez não são exatamente a melhor coisa para um rapper, mesmo em um grupo que não é tão puxado pro hip-hop.
Eu gostei muito da imagem que eles passaram no MV, como pessoas revolucionárias, batendo de frente com um exército e eu acho que Monster ainda faz mais sentido que Lucky One.
Alguns flashes ficaram muito marcados na minha cabeça, em especial duas coisas: O foco no Baekhyun que estava magnífico, ele fica bem em qualquer coisa e isso me surpreende, sinceramente; Além disso, o solinho do Minseok pós - refrão, aquilo ficou cravado na minha memória principalmente depois de ver a letra.
A coreografia com o uso de dubstep e movimentos que usam muito o ombro e a cintura deixaram o conceito ousado ainda mais forte, e eu sugiro que vocês vejam o comeback stage para confirmar isso, até porque naquele vídeo do dance practice que saiu ainda antes dos teasers, não teve um que não tirou o chapéu para o desempenho da performance.
Desde o MAMA 2015 eu vi muita gente se surpreendendo com a evolução  na dança no exo, os main dancers sempre foram bons, claro, mas o grupo no geral melhorou e MUITO, e eu diria que se tirarmos Yixing e Jongin, estão todos quase que no mesmo nível.

Falando no geral, eu acredito que EX'ACT tem tudo pra impulsionar o exo pra cima mais uma vez, já que o EXODUS veio em meio a saída de um membro e após a saída de dois e mesmo assim alcançou uma marca histórica, agora que a situação está um tanto mais estabilizada no grupo, eu acredito que as chances sejam ainda maiores.
A estréia não decepcionou, tivemos um allkill maravilhoso, além da 9ª posição no Itunes mundial, como exo-l é gratificante ver que está havendo um reconhecimento internacional cada vez mais frequente.


As outras músicas não perdem pros singles, Sendo sincera eu achei que Monster foi a grande "diferentona" do álbum, porque nenhuma outra chega perto da força e da brutalidade que ela tem.
Tirando os singles e os instrumentais deles, são sete músicas inéditas.
Artificial Love, Cloud 9 e White Noise tem o mesmo pique de Lucky one, é o mesmo pop, com vocais bem diferentes do que eu vi no álbum anterior.
Stronger é uma balada melódica, enquanto One and Only e White Noise são um tanto mais Rítmicas, e então chegamos na Polêmica They never know. Pulando toda treta que envolve essa música, eu diria que ela é o R&B mencionado pelo grupo na descrição do álbum.

Talvez o xeque mate do EX'ACT tenha sido essa diversidade, não somente isso, mas também a qualidade das produções, eu gosto muito de notar que o exo está sempre tentando não repetir ou coisas assim.
Basta comparar esse lançamento ao EXODUS e notar o abismo que existe entre os dois para comprovar essa teoria.
Finalizando, eu acredito que monster vai ser o trunfo da carreira do exo, talvez algo ainda maior que growl e overdose, marcas como 600 mil cópias vendidas na pré-venda me fazem acreditar nisso com fé e eu espero que se concretize, a era EX'ACT é algo que eu gostaria que o K Pop todo se lembrasse.

Um comentário:

  1. Gente, amodorei o conteúdo e o jeito que tu digita tudo~ AAHHHH, ESSE BLOG MERECE MAIS ATENÇÃO!#parey

    Não sou EXO-L, mas gostei muito de Monster. Acho que muitas pessoas que nem curtem o group gostaram dela, quanto ao Lucky One. Não gostei muito, acho que eu sou aquele ser que prefere músicas que grudem na cabeça ~gosta de ser trouxa, pra ser sincera mesmo ajsjahah~

    Eu achei meio louco/confuso/estranho a parte em Lucky One quando aparece os planetas, é um pouco doido e sem sentindo, não consigo encaixar isso no MV sabe ahshahsha Mas não posso negar que os mono do começo são lindos demais ~não, eu não sei o nome dos monamus mesmo, sou paiaça mesmo ahsuahsa~ Quanto a Monster, gente, lacre. O refrão grudou na minha cabeça e achonque foi por isso que deixei ela nas músicas em vez de excluir~

    É ótimo ver seu group crescendo para os cantos intercionais né? ahshahs Acho que EXO merece mesmo, é um grupo maravilhoso, mesmo tendo perdido 3 (tô certa? ) membros no caminho, é incrível o quanto cada um é muito bom no que faz~ Eu escutei Cloud 9 também, mas não curti muito, acho que por ser um pouco menos "grudador" e animado como os outros, enfim, não tive a chance ainda de escutar as outras músicas por um motivo chamado internet. Mas quando tiver um tempo, verei mais~

    PLEASE, NÃO TENHA ENTRADO EM HIATUS <3
    ColdH ☆ミ ☆彡

    ResponderExcluir