quarta-feira, 6 de julho de 2016

Crueldade no Kpop: O que acontece por trás dos stages?

Os idols sempre demonstram muita simpatia com todos aqueles sorrisos em frente as câmeras, nos programas de variedade, durante as promoções, mas se você já está há certo tempo envolvido no KPop você provavelmente sabe que o que eles mostram nem sempre é o que eles sentem.
Como eu já disse em um outro post, eles são humanos e como humanos eles reagem negativamente sob pressão, solidão, críticas excessivas e desnecessárias, entre muitas outras coisas com as quais nós sabemos que eles lidam diariamente.
Isso acarreta situações que sequer chegam ao ouvido da mídia e que só são descobertas através de investigações nas entrelinhas no cotidiano de cada grupo.
Depressão é uma coisa, infelizmente, comum nesse meio, e além de não divulgado é completamente ignorado pelos staffs e pela própria empresa, e aí vão alguns exemplos

*Heechul - Super Junior
Demonstrou sintomas de depressão após a saída do membro Hangeng
"Eu estava num grande caos, era difícil pra mim rir na TV e dançar nos stages"

*Taeyeon - Girls' Generation
"Depois que minha agenda termina, eu volto pra casa e me sinto sozinha e vazia por dentro. Eu não sei o que fazer sobre isso"

*Jo Kwon - 2AM
"Eu estava com medo porque eu não sabia quando eu seria cortado, eu até sofri de depressão durante esses oito anos de treino"

* G Dragon - BIGBANG
Sofreu de depressão depois de acusações de plágio em seu single solo 'Heartbreak' e, em decorrência disso, isolou-se de tudo e todos inclusive de amigos e família
"Eu não fiz nada de errado, mas eu me sentia como um criminoso"

* Suzzy - Miss A
"Eu tive algo parecido com depressão e eu não pude dizer pra ninguém por um tempo, eu até comecei a pensar que eu não duraria mais um dia. Um dia eu estava conversando com o meu amigo e rindo de uma piada e, de repente, eu comecei a chorar"

Além disso, também temos a realidade que as empresas não fazem sequer questão de esconder, que incluem o trabalho excessivo, maus tratos e preconceito dos próprios staffs com membros específicos do grupo.
Isso não é novidade pra ninguém, acho que todos os fandoms já tiveram que lidar com isso sem poder fazer muita coisa, porque, infelizmente, é introduzido na cabeça deles que passar quase 20 horas por dia treinando, treinar machucado, passar noites sem dormir entre outros absurdos é algo perfeitamente normal e necessario, para muitos isso é somente, "esforço e dedicação".
No EXO, tivemos os integrantes Tao, Luhan e Kris que deixaram o grupo entre 2014 e 2015 todos alegando a mesma coisa: Trabalho escravo e uma preferência nítida da empresa pelos membros coreanos do grupo.



E não é a primeira vez que a SM tem seu nome envolvido em acusações do tipo, em 2008 o membro do Super Junior Hangeng deixou o grupo com as mesmas alegações que os três ex-exo usariam mais tarde.
Outra empresa que teve seu nome em meio a um processo de maus tratos foi a Pledis Entertainment, empresa que comporta grandes nomes como NU'EST, After School, Orange Caramel e, mais recentemente, Seventeen que são os envolvidos nas acusações. A informação emitida foi que os membros do grupo recém-debutado estariam enfrentando problemas com a empresa desde o pré-debut, onde eram obrigados a prestar exercícios físicos como punição, tinham de lidar com abusos físicos, psicológicos, xingamentos constantes e teriam, até mesmo, os presentes dados pelas fãs tirados de si pelos staffs.
Além disso, um vídeo também foi divulgado, mostrando o integrande Wonwoo cantando uma música e, acidentalmente, aderindo ao sotaque do local onde nasceu. Após o ocorrido, é possível ouvir um staff dizendo "O que nós dissemos que fariamos se você falasse nesse dialeto? Nós nos vemos depois disso" O que é claramente uma ameaça.


Um bom extremo de maus tratos é o caso do Lay, que vem promovento o EXO sozinho na China desde a dissolução do EXO-M. Ele é colocado no elenco de um filme mesmo antes de acabar o último, é parte do elenco fixo de um programa chinês ( Running Man, no qual ele já desmaiou de exaustão em um dos episódios)


Além disso ele, por vezes, tem de voltar pra Coréia em meio as suas atividades na China para participar das atividades no EXO no país. Ele não tem tempo de dedicar-se a música tanto quanto gostaria, não pôde participar do show no grupo no Tokyo Dome ( sonho de todos os membros) nem da turnê americana no início do ano. E o mais incrível? Ainda é criticado por isso, como se não ficasse tão constante no exo por opção

Há também casos onde a empresa simplesmente ignora a existência do grupo ou cantor x mesmo depois de debutado, deixando-os "na geladeira" por um longo tempo ou promovendo-os de maneira precária.
Fácil lembrar de alguns nomes à partir dessa descrição: f(x), Winner, After School, Nu'est, Miss A e, mais recentemente, até um dos maiores girlgroups do Coréia, o 2NE1, tem recebido esse tratamento depois da saída da Minzy.
E falando nela, esse também foi o motivo de sua saída, já que a YG parecia focada demais em promover a CL no Estados Unidos esquecendo que ela fazia parte de um grupo e que o dito cujo estava parado desde 2014.
Falando sobre os trainees, também é possível saber que o tratamento que eles recebem é terrivel e que o debut não é certo. Eles são forçados a um treinamento físico pesado numa idade que não costuma passar dos 16.
As dietas que são propostas vão ainda mais longe e podem incluir desde SOMENTE ovo e batata doce até o corte de uma das refeições permanentemente ou sobrevivência a base de água por alguns dias.
T.O.P do BIGBANG teve que emagrecer 20KG pra conseguir debutar com o BIGBANG e ele o fez em um tempo MUITO, MUITO CURTO MESMO.
Existe também a questão da falta de descanso e as muitas horas de trabalho, podem-se citar grupos que chegam a treinar por até 20 horas em um único dia e dormir apenas duas ou três durante o período de promoções ou quando trainees. Jessica e Kai que já compartilharam a mesma empresa, demonstram uma certa obsessão pelo sono e também pudera, EXO durante as promoções do último single monster, tiveram de repetir as gravações nos music shows até três vezes num único dia tudo pela exaustão.
As limitações não param por aí, as empresas basicamente usam os idols como pequenas máquinas de cantar, dançar e fazer dinheiro, ou seja, a maioria delas não se interessa por desenvolver suas capacidades como compositores e produtores, com excessão de uma ou outra, como é o caso da YG. 
As composições feitas pelos próprios idols são ignoradas pela empresa e nem mesmo as coreografias costumam ser de autoria dos grupos.
SM é a que mais faz isso, Chanyeol e Lay, ambos membros do EXO, são excelentes compositores e não tem nenhum um terço de seus trabalhos analisados pela empresa. Para não se dizer que nada produzido por eles foi usado, temos Promise, composta pelo Lay, com letra do Chen e Rap do Chanyeol, lançada ano passado e Monodrama, station lançado mês passado de autoria também do Lay.
Muitos grupos, especialmente os femininos, também não se sentem muito satisfeitos com os conceitos que são acrescentados às suas performances. Girls' Generation já reclamou várias vezes de como elas tinham dificuldade com o conceito fofo e, mesmo assim, tiveram que usá-lo em boa parte dos comebacks que fizeram (Kissing you, Oh, Gee, Lion Heart, Dear Santa, entre outros). Também existe o caso oposto, há grupos que se incomodam muito com o uso do conceito sexy, isso pelo fato de que as críticas que caem sobre performances assim são muito pesadas e constantes, Stellar sofre com isso desde o lançamento de Marionette e Brown Eyed Girls também já revelou que algumas das coreografias extremamente sensuais causavam-lhes incomodo, mas que não tinham muitas opções além de performar.
Por último, temos as empresas, que escondem sua culpa por trás dos idols e não fazem a mínima questão de esclarecer as coisas quando a situação lhes é favorável.
Quando Jessica saiu do Girls Generation o fandom, basicamente, dividiu-se entre os que culpavam a Jessica e viam a ela como uma traidora e os que culpavam a Taeyeon que foi dada como vilã por ser a líder. Poucas foram as pessoas que entenderam que a Taeyeon não tem poder pra simplesmente tirar uma pessoa do grupo quando bem entendesse e que, se não fosse do interesse da empresa, eles JAMAIS deixariam que a Jessica saísse tão facilmente. Essa questão envolve sim brigas internas, mas além disso, a marca da Sica, a Blanc & Eclare, que vinha saindo-se muito bem e lucrando muito, o que, de fato, desagradou a empresa.

Isso, é um pouco do que todas aquelas pessoas lidam por anos, é o que nós sabemos que com certeza não representa nem metade do que acontece. O mais grotesco que eu já escutei era a existência de uma divisão entre as trainees ( femininas nesse caso), o "Grupo do Talento" onde havia garotas que, na visão dos staffs, tinham "futuro" no meio artistico e o "Grupo do Prazer", onde ficavam as trainees que não eram consideradas tão boas e que deveriam sofrer abuso sexual para crescer na empresa ( estamos falando de garotas com, no máximo, 16 anos), mas não se enganem, isso também acontece com idols masculinos, como no caso do boato em que um dos membros do grupo ZE:A teria sido estuprado já depois do debut.
Então, antes de julgar a saída de alguém de um grupo ou o fim das atividades de um, pense em tudo isso que você leu. Eles não desistiriam de um sonho, algo pelo qual eles lutaram ANOS por algo pequeno.


Fontes: KoreabooKPOPOUTOFTHEBOXKoreaboo K Puppets

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