quinta-feira, 30 de junho de 2016

Como eu trato meu idol favorito?

Esse é um questionamento que eu faço muito desde que fui fã de algo pela primeira vez, lá em 2010, muito antes de eu saber da existência do K Pop, e ele me levou a pensar sobre muitas atitudes que eu e o fandom em geral tomávamos.
Hoje, eu percebo o quanto esse tipo de autoavaliação faz falta para algumas pessoas e você não precisa ir muito longe pra descobrir o porquê. Eu tenho certeza que você consegue listar pelo menos três pessoas que já fizeram algum tipo de comentário preconceituoso ou rude sobre o seu idol e isso não seria estranho se o autor deles não fizesse parte do mesmo fandom que você.
Ser fã de alguma coisa, admirar o trabalho de alguém é algo fantástico, traz sensações maravilhosas e pode, inclusive, te ajudar a sair de situações ruins ou momentos desconfortáveis na sua vida. Muitas vezes, aquelas músicas, aqueles sorrisos servem como uma válvula de escape, um pedacinho de paz em meio ao caos. O amor que se gera a partir disso é enorme, é uma relação de confiança, de orgulho e isso é perfeitamente saudável e bom.
Mas à partir do momento em que possessividade e egoismo são envolvidos a coisa muda de figura e você passa a ser, não somente ridículo, como injusto com alguém que nunca te desejou ou fez algum mal.
Algumas situações típicas onde isso provavelmente vá se encaixar:
Namoro.
Vocês tem a noção do quão absurdo é ter uma cláusula em um contrato especificando que uma pessoa só pode namorar depois de x anos após o seu início?
Vamos praticar um pouco da empatia e pensar "E se fosse eu?"
Você acha justo que você tenha que abrir mão de um possível relacionamento com alguém que você ama pra poder realizar um sonho, isso tudo porque a empresa tem que lidar com a infantilidade de um fandom que não sabe reconhecer a linha que separa o aceitável e o não aceitável?
Se fosse você no lugar dele, como se sentiria se tivesse que desistir de alguém só pra continuar realizando o trabalho pelo qual você lutou por anos?
Essa é a realidade que todos eles têm de enfrentar, sem exceção, dos maiores aos menores grupos.
E pode parecer algo pequeno, mas, pessoalmente falando, eu não saberia lidar, eu sei que eu sofreria e eu sei o quão confusa eu ficaria buscando por uma razão plausível pela qual eu tenha que fazer essa escolha tosca, isso porque não existe uma explicação.
O que diz respeito ao fandom é o que o idol lança enquanto artista, tudo aquilo que se relacionar ao seu trabalho e quando a situação não se enquadra nessas características, NINGUÉM tem o direito de opinar sobre.
Temos um exemplo conhecido, Baekhyun e Taeyeon, que mesmo depois do fim do relacionamento ainda sofrem com ataques de ambos os fandoms um contra o outro. Baekhyun já foi chamado de traidor ao vivo pelas "EXO-L's" em um programa e foi obrigado a continuar sorrindo pra uma câmera como se estivesse sendo o melhor dia de sua vida.
A situação com a Taeyeon consegue ir além, ela tem de matar um leão por dia para manter uma relação com os sones pela internet e fugir de todos os comentários ridículos que recebe. Ela pediu tantas vezes para que deixassem ela em paz até o ponto em que teve que apagar todas as fotos no instagram, apenas por não aguentar mais as atrocidades que recebia todos os dias.
Até mesmo os casais que são meramente especulados, sem confirmação nenhuma, sofrem com a falta de simancol de alguns e no meio desses eu posso citar: BTS, Red Velvet, Girls' Generation, EXO, BIGBANG, Secret, B.A.P, entre muitos outros.
Sem sair do namoro, nós podemos citar também dois extremos:
Homofobia e a Obsessão aparente por Yaoi/Yuri
Ser homossexual/bissexual/panssexual ou seja lá qual for a orientação sexual é perfeitamente correto e normal, e eu sei que existem sim muitos idols que são mas que não podem sequer pensar em assumir isso a público um dia. Por que?
Pode-se dizer que em termos de discriminação e preconceito a Coréia é uma das campeãs no ranking. Um relacionamento homoafetivo dentro do kpop seria uma bomba e poderia ocasionar, entre outras coisas, uma sessão de humilhação constante para os envolvidos e, até mesmo, o término do(s) grupo(s).
Temos aí o casal que o Dispatch disse ter encontrado na indústria de pop coreano, chegaram até a dar uma data para a divulgação, mas no final as coisas acabaram esfriando.
Existe alguma dúvida de que a empresa dos envolvidos teve que comprar a mídia?
E somente com essa pequena notificação, já surgiram comentários do fim do mundo especulando sobre quem seria e sobre "o quão nojento era aquilo"
Quantos anos vocês tem, galera? Sério.
Em contraponto, temos as pessoas que acham que todo mundo ali, logicamente, tem um relacionamento com alguém do mesmo grupo.
Ok, shippar é legal, escrever fanfic é legal, toda aquela nostalgia de ver o couple interagindo é legal... Mas sair comentando no instagram do cara que odeia ele porque ele está namorando uma garota e não o colega de grupo é um pouco... Doentio?
Tiffany(SNSD), sofreu muito com isso durante o seu namoro, simplesmente porque todo dia tinha um nas suas redes sociais comentando o "Taeny is real" diário.
É nesses momentos em que eu penso que as pessoas não sabem lidar com a liberdade que tem.
Saindo um pouco do campo namoro, vamos para o tópico seguinte.
Características físicas.
Sabe aquelas piadinhas que viralizam no twitter? Aquelas brincadeiras que todo mundo usa tanto que acabam chegando no ouvido dos próprios idols?
Elas magoam bastante também.
Nesse caso eu prefiro citar diretamente os exemplos para que se tenha uma noção da dimensão em que isso está, começando pelos idols que sofreram um preconceito tamanho pelo seu peso
Xiumin (EXO)
Yubin(Wonder Girls) 

Park Bom (2NE1)

Ji Eun (Secret)

Suzy (Miss A)

Sulli (Ex- f(x) )



Yuri (Girls' Generation)

Hyosung (Secret)

Ailee

E a lista segue à partir disso. Muitos casos chegam ao cúmulo, terminando em uma anorexia perceptível, como com a JinE no Oh my Girl e até mesmo a Yoona do Girls' Generation (No caso dela eu não sei se ouve diagnóstico mas a perda de peso dela foi extrema também, e muita gente falou sobre a possibilidade de ela estar doente)
Existem sim as empresas que pressionam os trainees desde cedo sobre o peso, T.O.P (BIGBANG) foi um bom exemplo disso, mas, na maioria das vezes, o culpado é o próprio fandom, que enche a cabeça deles com os piores adjetivos até que eles sucumbam a esse padrãozinho ridículo de magreza excessiva.
Sinceramente, vocês vão ter que ver alguém morrendo pra pararem? Por que nada parece mudar essa cabeça oca que vocês tem.
Ainda sobre a questão fisica existe mais uma coisinha que parece ser um absurdo para a maioria:
  Cor de Pele.
Vocês podem perceber a obsessão que coreanos tem pela cor branca somente com aquele maldito whitewash que eles jogam em absolutamente tudo


E se isso se limitasse somente as fotos ainda não seria tão triste. Muitos idols( MUITO MESMO), são insultados e humilhados pelo motivo da cor de pele. Como EXO-L eu posso citar o Kai, eu tenho noção das coisas que ele deve ter escutado e que ainda escuta, e eu o admiro pelo fato de que mesmo tendo de lidar com esse racismo constante ele ainda se orgulha da cor que tem e não vê problema algum em ser como é

O que eu espero é que todos os outros que passam por isso tenham a mesma força.

Agora eu imploro pra que vocês reflitam sobre: Será mesmo que o que eu digo é só uma brincadeira?
Será que chamar o integrante x do grupo y de flopado e inútil não vai fazer com que ele se sinta exatamente assim, mesmo que ele tenha treinado e se esforçado da mesma maneira que os outros e mereça amor e sucesso tanto quanto eles também?
Será que ao invés de criticar aquele idol pela cor de pele mais escura eu não posso simplesmente apreciar o modo como ele é lindo exatamente do jeito como ele é, e o quão talentoso ele consegue ser em cada detalhe?
Será que ao invés de ficar monitorando o peso deles a cada foto nova que sai, eu não posso ficar feliz em saber que estão saudáveis e felizes?
Será que eu posso simplesmente me preocupar com as músicas e performances incríveis que meu grupo ultimate lança ao invés de desperdiçar meu tempo tentando descobrir coisas sobre a sua vida pessoal?
Será que ao invés de xingar de todos os nomes o companheiro(a) do meu bias eu não posso ficar feliz por ele finalmente ter achado alguém que vá fazê-lo feliz e cuidar dele?
O que quero dizer é que o fato de ele usar roupas caras, ter um celular recente, aparecer na televisão e ter seu nome na lista de um grupo famoso não significa que ele deixou de ser um humano exatamente igual a você, com dois olhos, um nariz, uma boca, um cérebro e um coração.
Eles sentem, mesmo que eles estejam sempre com aquele sorriso radiante, eles podem estar sentindo tudo desabar por dentro, eles podem estar sentindo falta da família, podem estar sentindo-se pressionados ou insuficientes.
 Não se esqueçam que, quando eles estão longe da família, tudo o que eles tem são a nós, e é na gente que eles querem achar conforto e ajuda.
Porque nós ajudamos sim a construir um sonho, a torná-lo realidade mas quando você ama alguém você quer esse alguém feliz sempre que possível. Eu odiaria saber que a pessoa que eu mais quero bem nesse mundo está infeliz por algo que eu disse ou fiz.
Eles erram sim, erram muito, assim como eu e você e eles também pedem desculpas e não repetem o erro em grande parte das vezes. Eles também precisam de uma palavra amiga de vez em quando, eles também têm dias ruins, também ficam doentes, também ficam frágeis e facilmente violáveis de vez em quando.
Então não julgue, não aponte o dedo, não bata o pé como uma criança mimada. Eles amam você, amam muito, jamais duvide disso, mas reciprocidade é necessária e amar um grupo não se resume em comprar tudo o que ele lança.
Reflitam e melhorem.

OBS: As imagens não são minhas

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Covers que você deve escutar antes de morrer

Decidi fazer um pequeno resumo dos melhores covers que eu conheço no K Pop. Como os que eu já tinha escutado não eram tantos, fui procurar mais e eu me surpreendi bastante com alguns grupos menores. A lista é de covers vocais, pretendo fazer uma com dança um dia, mas por agora não.
Me desculpem pelo fato de ter tantos "Ailee", "Hyorin" e "SNSD" aí... mesmo, é que tudo delas é muito bem feito.
Ficou bem longa a minha listinha, mas garanto que tudo o que está aí merece ser mostrado!!!


Over the Rainbow - Taeyeon, Jessica, Sunny e Seohyun (SNSD)

Hush Hush - Taeyeon (SNSD)

It's Still a Dark Night - EXO
Halo - Ailee

All of Me - Chanyeol (EXO)

Boyfriend - D.O e Chanyeol (EXO)

Love the Way You Lie- Lee Hi

All of me - Mamamoo

Rolling in the Deep - Park Ji Min

Thinking out Loud - Lunafly

I will Always Love You - Ailee

If I Ain't Got You - Jessica e Taeyeon (SNSD)

How Am I Supposed to Live Without You - Super Junior

Let it Go - Bo Hyung (Spica)

Stand Up for Love - Taeyeon ( SNSD), Sunye ( Wonder Girls ) e Davichi

You Raise me Up - Brown Eyed Girls

Broken Hearted Girl - 2NE1

I Have Nothing - JYJ

Take a Bow - Taeyeon (SNSD)

Ain't no Other Man - Sistar

Bring me to Life - Luna f(x) e TRAX

Hurt - Hyorin (Sistar)

Where is the Love - CL (2NE1) e Black Eyed Peas

Poker Face- Miss A

DJ Got Us Falling in Love - TTS e Luhan, D.O, Chanyeol e Sehun (EXO)

Sweet Dreams - Hyorin (Sistar)

I Was Here- Ailee

Telephone - Ailee e Hyorin (Sistar)

We Found Love - Tiffany (SNSD)

Halo - Minzy




Obras de arte que não viraram single- f(x)

Já faz um tempo que eu queria colocar um seção assim no blog, porque eu acho que têm muitas músicas(MUITAS MESMO), que acabam caindo no esquecimento à partir do momento em que não são lançadas como single. Infelizmente as pessoas não buscam nem comprar os álbuns, nem baixar, que seja, para ouvir a obra completa e vocês não tem ideia do que vocês perdem fazendo isso.
O primeiro grupo que eu escolhi é o f(x) porque a discografia inteira delas é muito boa, elas são musicalmente superiores a boa parte dos girlgroups ativos que eu conheço, todas são maravilhosas vocalmente e as músicas são muito distintas então é gostoso de escutar e pode agradar todo tipo de público( Poderia, se as pessoas dessem atenção ao f(x) )
Resumindo, para quem não conhece, f(x) é um grupo da SME, debutado em 2009, originalmente com cinco integrantes: Sulli, Krystal, Luna, Victoria e Amber (estão sem a Sulli desde 2014)
Enfim eu selecionei 8 músicas que pra mim são as melhores então, ESCUTEM E SEJAM MeU's TODOS VOCÊS, É UMA ORDEM!!!

Milk - Diretamente do penúltimo álbum Red Light, enquanto elas ainda eram em cinco surgiu essa maravilha aqui.
Eu não sei, mas essa música não tem nada a ver com o que o K Pop habitualmente produz, ela chega a me lembrar obras de outros países. É extremamente dançante e eu sou a pessoa mais feliz do mundo por elas terem performado isso durantes as promoções do álbum

Rainbow- Eu acho que o Red Light todo foi bem pop, mas essa música especificamente caiu um tantinho pro eletrônico também com todos aqueles breakdown's depois do refrão. É a famosa música pra arrastar a bunda no chão MESMO.

Airplane- Chegamos ao Pink Tape(Rum Pum Pum Era) da forma mais linda que poderíamos. Airplane é excepcionalmente gostosa de ouvir, é o tipo de música que te inspira liberdade, dá aquele calorzinho bom no coração quando você escuta (Me desculpem se só eu sinto isso quando ouço música). Assim como as duas últimas, também é dançante, mas é um tanto mais leve. Eu diria que é mais melódica mas não menos movimentada.

Snapshot- Mantendo ainda o mesmo álbum. Snapshot me lembra um pouco Hoot do Girl's Generation em termos de estilo (Porque as duas músicas não tem nada a ver tirando isso, tá?). Essa já é um tanto mais chiclete e o instrumental é um pouco mais variado também.

Beautiful Goodbye- Abrindo oficialmente a era Pinocchio, eu juro que tentei ser imparcial, mas eu não posso negar que essa é e sempre será minha música preferida delas. É uma balada MARAVILHOSA, que te deixa nas nuvens em todos os sentidos da palavra. Os vocais da Luna estão espetaculares e eu não tenho mais nada a declarar sobre, só ouçam.


Zig Zag- Falando agora sobre o Electric Shock, eu acho que Zig Zag seria a música perfeita para um single de um repackage do álbum, é sério eu consigo imaginar o MV disso com clareza e seria estrondosamente bom. O refrão é bem forte e é tão chiclete quanto a própria Electric Shock.


Love Hate- Ainda no mesmo álbum, eu confesso que demorei pra parar de pular essa música no aleatório, mas foi uma boa escolha ouvi-la. Particularmente, eu gosto muito dos pré-refrões e dos rap's da Amber.

Mr Boogie- Ela faz parte do NU ABO o primeiro mini-álbum delas, e o começo já te deixa curioso pelo resto. Eu acho que ela tem um ar mais malicioso que as outras do álbum (Não posso afirmar que a letra também é porque eu nunca procurei). "Mr Boogie, If I want you, I can have you", sem mais.


quinta-feira, 9 de junho de 2016

EXO - EX'ACT Vamos falar sobre a melhor coisa que eu ouvi no ano

Antes de começar eu gostaria de pedir para aqueles que não gostam de EXO, ou para aqueles que acham que o fato de a Luna não estar promovendo o álbum direito é culpa do grupo(quando claramente é a dona SM que não sabe organizar o calendário de lançamentos) para nem lerem, porque de verdade, não sou obrigada.

Agora, começando oficialmente, eu vou explicar detalhadamente as coisas que me encantaram nesse álbum.
Inicialmente eu vou falar sobre os MV'S, foram Lucky One e Monster os lançados, o conceito é basicamente o resultado de uma linha cronológica desde MAMA até aqui, mas as teorias ficam para outro post.
Comecemos então por Lucky One:

Falando sobre a música, eu achei toda essa vibe pop eletrônico muito legal, exatamente por ter combinado com o contraste que existe entre ela e Monster.
Acho que por unanimidade posso dizer que o pré-refrão é a melhor parte da música toda, foi muito bem colocado e eu achei fantástico terem aproveitado um pouco mais dos vocais do Minseok e do Jongin que merecem atenção.
A música em si é muito gostosa de ouvir, é do tipo contagiante, dançante, eu quase não tenho o que falar sobre as produções da SM, porque no que diz respeito ao meu gosto, eles raramente falham com exo.
A reclamação não só sobre Lucky one é a falta de linhas para o Yixing. Na verdade, eu até entendo, já que dá pra contar nos dedos quantos dias ele passou na Coréia desde o ano passado então, é previsível que ele sequer tenha tido tempo de gravar direito. Mas uma vez a SM deveria levar uma paulada na cabeça por menosprezar a imagem musical do Yixing, que foi colocada na geladeira desde Sing for You.
Algo na produção que me chamou a atenção foi o fato de que o Sehun parece estar recebendo cada vez mais atenção da empresa, que FINALMENTE está dando uma chance para o garoto mostrar o que aprendeu nos últimos quatro anos.
Sendo muito sincera, mesmo sabendo que a intenção fosse o contraste Lucky One x Monster, eu ainda assim esperava algo um tantinho mais dark pro MV, já que o teaser demonstrou bastante que esse comeback se interligava com todos os videos desde o debut. Ainda falando sobre o MV, eu devo destacar que achei aquela parte que mostra os planetas e tudo mais meio ???, simplesmente não se encaixa naquele contexto.
E devo citar que aquele final  foi um tanto surpreendente, porque mesmo com um pouco mais de "cor" que monster, Lucky one ainda tinha um ar sério, tudo parecia demonstrar que eles tinham sido sequestrados e estavam sendo colocados como cobaias e tudo mais e eu achei que ia terminar com alguma coisa que pudesse ser continuada em monster.
Muito me enganei.
Aquela coisa toda de dançar na frente da enfermeira, beber água e tudo mais foi bem inesperada, mas mesmo assim eu gostei, só pelo fato de eles terem usado os poderes porque são impagáveis esses momentos.
 Agora sobre Monster:

Se fosse para falar sobre favoritos eu diria que lucky one foi a música preferida, enquanto o encaixe de música + mv de monster me agradou mais. Eu realmente tenho preferência por conceitos visuais um pouco mais fortes e intensos que tirem aquela imagem de príncipe dos idols, e mesmo que o visual fosse mais leve, a letra executaria essa função muito bem.
Monster sempre foi, claramente, o foco do comeback e onde os fãs e a própria SM colocavam maiores expectativas, por isso eu acredito que os vocais tenham sido mais bem explorados ali, com as highnotes e um divisão até que bem justa comparado ao que costumava ser lançado.
Mas o rap foi, sem dúvidas, a estrela porque Chanyeol e Sehun executaram muito bem o seu trabalho. Eles não só se encaixaram como colocaram muita atitude no que estavam cantando, e isso é essencial, hesitação e timidez não são exatamente a melhor coisa para um rapper, mesmo em um grupo que não é tão puxado pro hip-hop.
Eu gostei muito da imagem que eles passaram no MV, como pessoas revolucionárias, batendo de frente com um exército e eu acho que Monster ainda faz mais sentido que Lucky One.
Alguns flashes ficaram muito marcados na minha cabeça, em especial duas coisas: O foco no Baekhyun que estava magnífico, ele fica bem em qualquer coisa e isso me surpreende, sinceramente; Além disso, o solinho do Minseok pós - refrão, aquilo ficou cravado na minha memória principalmente depois de ver a letra.
A coreografia com o uso de dubstep e movimentos que usam muito o ombro e a cintura deixaram o conceito ousado ainda mais forte, e eu sugiro que vocês vejam o comeback stage para confirmar isso, até porque naquele vídeo do dance practice que saiu ainda antes dos teasers, não teve um que não tirou o chapéu para o desempenho da performance.
Desde o MAMA 2015 eu vi muita gente se surpreendendo com a evolução  na dança no exo, os main dancers sempre foram bons, claro, mas o grupo no geral melhorou e MUITO, e eu diria que se tirarmos Yixing e Jongin, estão todos quase que no mesmo nível.

Falando no geral, eu acredito que EX'ACT tem tudo pra impulsionar o exo pra cima mais uma vez, já que o EXODUS veio em meio a saída de um membro e após a saída de dois e mesmo assim alcançou uma marca histórica, agora que a situação está um tanto mais estabilizada no grupo, eu acredito que as chances sejam ainda maiores.
A estréia não decepcionou, tivemos um allkill maravilhoso, além da 9ª posição no Itunes mundial, como exo-l é gratificante ver que está havendo um reconhecimento internacional cada vez mais frequente.


As outras músicas não perdem pros singles, Sendo sincera eu achei que Monster foi a grande "diferentona" do álbum, porque nenhuma outra chega perto da força e da brutalidade que ela tem.
Tirando os singles e os instrumentais deles, são sete músicas inéditas.
Artificial Love, Cloud 9 e White Noise tem o mesmo pique de Lucky one, é o mesmo pop, com vocais bem diferentes do que eu vi no álbum anterior.
Stronger é uma balada melódica, enquanto One and Only e White Noise são um tanto mais Rítmicas, e então chegamos na Polêmica They never know. Pulando toda treta que envolve essa música, eu diria que ela é o R&B mencionado pelo grupo na descrição do álbum.

Talvez o xeque mate do EX'ACT tenha sido essa diversidade, não somente isso, mas também a qualidade das produções, eu gosto muito de notar que o exo está sempre tentando não repetir ou coisas assim.
Basta comparar esse lançamento ao EXODUS e notar o abismo que existe entre os dois para comprovar essa teoria.
Finalizando, eu acredito que monster vai ser o trunfo da carreira do exo, talvez algo ainda maior que growl e overdose, marcas como 600 mil cópias vendidas na pré-venda me fazem acreditar nisso com fé e eu espero que se concretize, a era EX'ACT é algo que eu gostaria que o K Pop todo se lembrasse.