sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

MAMA 2016: Uma análise - parte I

Hoje, no dia 02 de dezembro tivemos o tão prestigiado evento esperado e ansiado (talvez nem tanto),  por cada alma k popper que vaga por esse mundão: O Mnet Asian Music Award, do português claro, MAMA.
Eu tinha alguma esperança de que esse ano as coisas pudessem ser melhores, mas devo dizer que toda e cada uma delas foi frustrada depois de assistir a premiação. Não posso dizer que foi horrível, terrível, tenebroso ou algo assim, só foi... Normal, é uma palavra que define bem.
Foram boas performances, que, em sua maioria, não passaram disso: Boazinhas. Não querendo ser saudosista, mas isso me lembra de 2013 e 2014 quando, mesmo que ainda não fosse k popper, eu assistia aquilo com um brilho nos olhos, ansiosa por cada apresentação e cada resultado.
Divideremos em duas partes, falarei primeiro dos ganhadores e depois, individualmente, de cada performance.

Melhor novo artista masculino

Bom, quem concorria nessa era: NCT 127, Astro , KNK, SF9 e Pentagon
O ganhador era meio óbvio desde o início, isso porque nenhum dos grupos citados conseguiu superar à divulgação que a SM deu pro NCT 127 nem a aceitação do público para/com este, e não deu outra, rookie masculino do ano foi dos mais novos bebês da SM.
Eu gosto do grupo, acompanhei por um tempo, mas devo dizer que se formos falar de NCT, a minha preferência óbvia será por NCT U, o estilo deles pra mim foi único, uma coisa nova nas mesmices do KPop que se somou com a boa produção que só uma das Big Three pode dar.
No entanto, eu devo dizer que os rookies desse ano foram realmente impressionantes, se formos levar a nível musical, a disputa ficaria entre KNK e SF9, pra mim, mas... Nem tudo na vida é justo.

Melhor novo artista feminino


As indicadas nessa categoria eram: WJSN, Blackpink, Gugudan, IOI e Bolbbalgan4
Falando primeiro do que todos nós sabiamos que não iam ganhar: Nada contra nenhum dos grupos, eu procurei ouvir e conhecer todos, mas Bolbbalgan4 morre pela falta de popularidade, Gugudan sofre do mesmo problema além de ter lá suas rivalidades com os vocais e WJSN que, mesmo tendo uma relevante evolução desde o debut, não conseguiu destaque o suficiente para competir com os dois titãs do mundo rookie que restaram.
Foi uma grande surpresa pra mim, sinceramente. Eu fiquei meio indecisa nessa categoria exatamente porque eu não tinha ideia do que escolher entre IOI e Blackpink, mas meus intintos diziam que Blackpink levaria.
Pois é, mas eles estavam enganados e a mais nova cria da Mnet ganhou o rookie feminino de 2016 pouco antes do fim do contrato, o que eu achei uma finalização linda pro grupo.

Melhor Grupo masculino

Os indicados eram: EXO, BTS, Block B, Shinee, Infinite e Ikon
Indo para o óbvio, todos sabiamos que a decisão ficaria entre EXO e BTS, e a disputa foi acirrada, já que a categoria não dependia somente da votação online.
Mas o vencedor foi EXO, pelo terceiro ano consecutivo. Como senhora EXO-L devo dizer que gritei bastante.

Melhor Grupo Feminino

Os indicados eram Twice, GFriend, Red Velvet, Mamamoo e Wonder Girls
A decisão, pelo que indicou o site, ficou entre Twice e Red Velvet, mas meu coração grita intensamente que esse prêmio era do Wonder Girls, porque Why So Lonely foi do caralho, mas a vida não é como a gente quer, como eu já citei lá em cima.
Acho que todos meio que já sabiamos que isso ia pro Twice, já que o famoso "Shy, Shy Shy" conquistou a nação coreana durante as promoções de Cheer Up.

Melhor Artista Masculino

Os indicados eram: Park HyoShin, PSY, Zico, Crush e Lim ChangJung
Eu achei que essa era do Zico, mesmo tendo votaco no PSY. A carreira solo dele tem dado bons resultados e a fama com o Block B ajudou bastante na divulgação, além de que ele é um bom produtor e isso é inegável, apesar de algumas letras falarem o que não deviam.
E não deu outra, Zico levou essa categoria.


Melhor Artista Feminina

As indicadas eram: Taeyeon, Eunji, Ailee, Baek A Yeon e Yerin Baek.
BOOOOOM, a dúdiva óbvia ficava entre: Ailee x Taeyeon.
Mesmo que a Taeyeon tenha um SNSD de vantagem, além de um station maravilhoso que foi Rain,  a Ailee tem conquistado bastante público, principalmente pelas OST's que conseguem mostrar bastante o seu potencial vocal.
Mas essa a Taeyeon levou, com direito à lagriminhas ao receber o prêmio o que eu achei um amor

Melhor vocal em performance de grupo

Os indicados eram: Davichi em Beside Me, Mamamoo em You're the best, Beast em Ribbon, BTOB em Remember That e Urban Zakapa em I don't love you.
Preciso ser sincera e dizer que, dessas aí, eu só ouvi a música do Mamamoo, no entanto, conheço bem a fama que BTOB  e Davichi tem por suas baladas melancólicas cheias de arranjos vocais bem feitos.
Mesmo assim, eu acho que Mamamoo merecia esse prêmio, já que, como girlgroup, elas têm demonstrado um desempenho único em termos vocais, diferentemente da maioria dos recém-debutados que parecem se focar mais na dança.
A popularidade e talento do Davichi acabaram por conquistar esse prêmio, juro que vou ouvir a música e, assim que eu fizer isso, venho aqui e dou minha opinião sobre se foi merecido ou não.

Melhor performance de dança em grupo feminino

As indicadas eram: AOA em Good Luck, Twice em Cheer Up, Red Velvet em Russian Roulette, Sistar em I Like That e GFriend em Rough.
Do meu ponto de vista, o pau a pau ficava entre Sistar e GFriend. I Like That foi uma música sensacional, com uma coreografia maravilhosa, dinâmica e inovadora, em outro ponto, Rough esbanja delicadeza e a perfeita sincronia que é um dos fatores que faz GFriend tão famoso como rookie (desculpa, pra mim só deixa de ser rookie pelo menos dois anos depois do debut).
Nesse caso, o prêmio foi pro GFriend que, aliás, fez uma performance fantástica, mas isso fica pra depois.

Melhor Performance de dança em grupo masculino

Os indicados eram: EXO em Monster, GOT7 em Hard Carry, Monsta X em All In, VIXX em Fantasy, BTS em Blood, Sweat & Tears e Seventeen em Pretty U.
Essa é uma das categorias mais complicadas, já que todas as citadas foram performances realmente excelentes.
Em minha opinião pessoal os melhores entre esses eram Monsta X, EXO, Seventeen e BTS, mas, de novo, a decisão final ficou entre EXO E BTS.
Nessa treta aí, quem levou a melhor foi o BTS, e mesmo sendo EXO-L eu devo dizer que a coreografia de BST é muito louca e foi legal eles terem ganhado.
Mas, do fundo do meu coração, esse prêmio era do Monsta X

Melhor performance solo em dança

Os indicados eram: Luna em Free Somebody, Hyosung em Find Me, Taemin em Press Your Number, Tiffany em I Just Wanna Dance e Hyuna em How's This?
Complicado escolher algo daí também, mas eu fico entre Hyosung (isso não tem nada a ver com eu ser Secret Time) e Taemin
Aqui, o vencedor foi o Taemin e foi mais que merecido porque esse homem não é um professor de dança, ele é O professor de dança.

Melhor Performance de Rap

Os indicados eram:  Gary com Lonely Night, DOK2 com 1llusion, San E e Mad Clown com Sour Grapes, CJamm e BeWhy com Puzzle e Zico com I am You, You are Me.
Sou leiga nessa categoria, mas chutei que o Zico ganharia, afinal, é o Zico, talvez rolasse alguma competiçãozinha com o San E e o Mad Clown, mas pra mim, ele acabaria vencendo.
ERRADO LIZ
O vencedor foi o CJamm e o BewhY em sua parceria( que eu nunca ouvi). Aparentemente, esse BewhY tem ganhado bastante popularidade no rap coreano o que explica muita coisa.

Melhor colaboração e Unit

Os indicados eram: MOBB com Hit Me, Park Kyung e Eunha com Inferiority Complex, BoA e Beenzino com No matter what, Suzy e Baekhyun com Dream e Wendy e Eric Nam com Spring Love.
Eu não sou a melhor pessoa pra opinar nessa já que eu sou muito EXO-L sim e, obviamente, eu queria muito que Dream ganhasse, e foi o que aconteceu, a música dos dois ficou bastante popular, chegou a ganhar em programas musicais mesmo sem promoção, era óbvio que eles levariam essa.
MÃÃÃS, musicalmente falando, sendo justa e imparcial, esse prêmio deveria ter sido dado ao Eric Nam e à Wendy

Melhor OST

Os indicados eram: Moonligh drawn by clouds do Gummy, This love do Davichi, Like a Dream do Ben, Don't Worry do Lee Juck, e Reminiscence do Jang Beom June.
Mais uma vez, me torno leiga, porque eu não costumo escutar OST's a não ser que envolvam algum grupo que eu gosto muito.
Chutei que ficaria entre Gummy e Davichi, já que as músicas de ambos foram feitas para doramas muito populares em 2016, mas o vencedor, surpreendendo a todos, foi Don't Worry do Lee Juck

Melhor MV

Os indicados eram: BTS com Blood, Sweat & Tears, Blackpink com Whistle, Dean com Boonie & Clyde, Gain com Carnival e Wonder Girls com Why so Lonely.
Na moral? Sendo justa, isso ficaria entre Gain e Wonder Girls, mas levando em conta que BTS e Blackpink estavam na categoria isso seria improvável.
Voltando a realidade, todos já estavam crentes que BST tinha levado mais uma, mas lá vem a MNet de novo nos surpreender, dando o prêmio pro Blackpink.
Eu já disse minhas preferências mas, mesmo que não tenha sido o melhor na minha concepcção, não foi injusto nem nada do tipo, Whistle foi bem sim e a YG fez o dever de casa.

Melhor Performance de Banda

Os indicados eram: CNBlue com You're so Fine, 10cm com What the spring?, Day6 com Letting Go, FT Island com Take me now e Guckkasten com Pulse
Também não gosto muito de bandas, mas a coisa sempre fica entre CNBlue e FTIsland mesmo, e entre eles, eu tenho clara preferência pela fase mais agressiva e liberal que o FT Island viveu em 2016. Sinceramente, não acho que o CNBlue varie muito no som que faz e isso fica meio chato, mesmo assim, eles ganharam.

Melhor Performance Vocal feminina

As indicadas eram: Baek A Yeon com So So, Yerin Baek com Across the Universe, Ailee com If You, Jeong EunJi com Hopefully Sky e Taeyeon com Rain.
Mais uma vez temos aqui uma competição óbvia entre Taeyeon e Ailee, nessa aqui a Ailee levou a melhor.
A Tae tem sim seus dotes vocais como main vocal de um grupo grande, mas a Ailee tem um extensão vocal maior, uma voz mais poderosa, um estilo mais variado o que dá a ela uma vantagem nessa categoria.

Melhor Performance Vocal Masculina

Os indicados eram: Dean com D, Eric Nam com Good for You, Lim ChangJung com The love that I Commited, Jang BeomJune com Fallen in Love e Crush com Don't Forget.
Levando por popularidade eu iria pelo Dean, mas a preferência clara de minha parte é pelo Eric Nam, esse menino me conquistou com o álbum dele, é realmente muito bom, mesmo que eu ache que Good For You não tenha as características certas de um single.
Contradizendo todas as minhas expectativas, Crush vence a categoria e só então eu descobri que a tal musica tão popular na Coreia que eu mesma adorava era dele, e então eu meio que entendi o porque de ele ter ganho.

Música do ano

Era óbvio e lógico, bastava ligar os pontos, o Shy, Shy, Shy entrou na cabeça daquele país e fez uma revolução e não havia o que fazer contra isso, mesmo que eu ache que Cheer Up não seja tudo isso, ainda assim, por popularidade, eu acredito que tenha sido justa a vitória.
Mas, se formos por qualidade, eu fico totalmente com Press Your Number

Artista do ano

 Eu fiquei surpresa porque eu achei que EXO levaria essa e BTS levaria o álbum do ano como ocorreu no Melon Music Awards, mas eu acabei me enganando.
De qualquer forma, eu acho que essa deveria realmente ter sido do EXO, eles lançaram dois álbuns com desempenho exemplar, mantiveram-se ativos o ano todo, tiveram inúmeras wins, as vendas estavam altas, as views subiram muito rapido, realmente, essa era deles.

Album do Ano

Essa é a parte que eu não consigo me decidir, porque tanto o Wings como o EX'ACT foram muito bons, muito bem produzidos, mas acho que o EX'ACT teve um toquezinho a mais, além dos números impressionantes que o álbum conseguiu, então, justo mais uma vez

Discordam, concordam? Me deixem saber

Nenhum comentário:

Postar um comentário